top of page
  • Foto do escritorMarcao do Castelo

Futebol de Botão, game raiz!


Vamos falar hoje um pouco desta prática, que por incrível que pareça, ainda tem muitos praticantes por todo o país.

Fui ler um twitter do Júnior Brasil, da Rádio Itatiaia, por estes dias e um filme passou na minha cabeça ao vê-lo, mostrando seus times de botão.

Na minha infância era viciado e tinha times de botões oriundos de meus irmãos mais velhos e que tinham também botões de camisas e lentes de relógios.Herdei também o "Estrelão" (já empenado tadinho...), traves de plástico, goleiros feitos com caixa de fósforo com pilhas dentro (quando derretiam, eram um desastre) e bolinhas fabricadas na época ou peças do jogo War.


Com os anos se passando, fui comprando meus próprios times e ai na qualidade e formato de traves, goleiros e bolas que são vendidas hoje em dia.Realizava campeonatos intermináveis com meus amigos, anotando num caderno os resultados e artilheiros.Chegamos a realizar a Copa do Mundo de 82 com as seleções e regras da copa, porém com os times de botão.Durou um tempão para terminar, mas a alegria era d+, apesar de brigas acontecerem com certa frequência.Abraços aos meus patos André, Bigode e Marcelão.Não irão me perdoar por esta última frase.


Até um clube fundei : Atlântica Futebol Clube, com escudo e tudo mais.Contava no seu elenco presenças ilustres do volante Mococa e os atacantes Gilcimar e Vandenberg (um belga da época).Quanta criatividade.......


A nossas regras eram ; só vale 3 toques por jogador (inclusive bola na "cabeça"), gol só depois do meio de campo, handice (mexer com o jogador que ia chutar a gol, depois que goleiro adversário já estava posicionado) e dizer a célebre frase ao chutar a gol : NO GOL ou PREPARA!(quase 40 depois, não me lembro se tinham outras regras....rs)


O vídeo game estava ainda no inicio no Brasil e só existia o tele-jogo (gente rica é que tinha para ostentar).Mas nada se comprava a uma partida de jogo de botão.Isso sim que era jogo de verdade!Gols e vitórias eram comemorados por dias, até a marcação da revanche.



Mesmo nos dias de hoje com a evolução tecnológica e com inúmeros consoles e games disponíveis, muitos praticantes continuam preservando a modalidade, inclusive com campeonatos regionais e Brasileiros.As regras variam entre 3 toques, 12 toques e Dadinho.

Quem quiser saber maiores informações, recomendo dar uma passada no site da Federação de Futebol de Mesa de Minas Gerais. (www.futmesaminas.com)


Outro detalhe é que encontrei inúmeros sites de vendas de times e de artigos para praticar o jogo.


O mais importante : não tem idade para começar e praticar!


Vamos?


Parabenizo os praticantes do jogo de botão por manterem viva, mesmos em dias de hoje, a atividade.



Futebol de Botão é game RAIZ!



Abraços e se cuidem!









27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page