O Americano do Tempo
- Marcao do Castelo
- 26 de nov. de 2021
- 5 min de leitura

Como diria o grande torcedor Americano José Alves Aguiar, bom dia, boa tarde, boa noite nação Americana, Itabira vos abraça, no meu caso, Marcão do Castelo vos abraça.
O post hoje vai ser mais rápido, pois tempo é dinheiro.
Nem vou comentar sobre o jogo pífio contra o Flu, pois já comentei na Hora do Coelho da última terça e já estou pensando pra frente, nos quatro últimos jogos da temporada.
Aliás, essa questão de olhar para o futuro, viver o presente e lembrar do passado é o motivo do post de hoje.
Felipe Minto perguntou ao final do programa aos participantes, qual era o jogo e o time que mais nos marcou nessa nossa história como torcedores do Coelhão e um misto de saudades e alegria me veio a tona.
Disse a ele, que no meu caso, o jogo foi o do bicampeonato da série B e nem me toquei que completaria quatro anos da data ontem, dia 25 de novembro.
Parece, que foi ontem.
Aproveitei e peguei carona perguntando, via twitter e Insta, aos meus amigos seguidores, quais seriam os momentos marcantes da história deles com o América e alguns coincidiram e outros não, porém gostaria de compartilhar aqui.
Agradeço de antemão, todos que celebraram seu momento de alegria comigo.
" Ia trabalhar na Coca Cola e ai me trouxeram pro América.Jamais esquecerei e estou até hoje.Além disso, o primeiro Campeonato Brasileiro da série B, pois não consegui ingresso e o Éder Aleixo me deu um "(Marcos Machado-roupeiro do América sub-15)
" Campeão da Copa Sul-Minas em cima do Cruzeiro " (Rafael Fonseca)
" Quando eu tinha 10 anos, eu conheci o Juca Show e fiquei tão emocionado, que perdi a voz " (Dudu Mineiro)
" As viagens a Campinas com o acesso e Londrina no estádio do Café, ambos empate e uma vitória contra o Oeste " (Guilherme Oliveira)
" Final do Mineiro de 2016 contra o Atlético no Mineirão " (Filipe Lemos e Márcio Franzon)
" Final da série C no velho Indepa " (Bruno Valverde)
" Vitória na Ponte em 97 " (Marcos Neto)
" Vários, mas América X Brasil em 2009 no velho Indepa para mim foi marcante "(Daniel CSant)
" América 2 x 1 Guarantiguetá, Arena do Jacaré " ( Daniel Pereira...nesse estava junto com ele e muita história engraçada envolvida)
" Título da B em 2017 "(João Paulo Moreira/ Erico Daniel)
" A jornada de 93!Sobretudo, clássicos!Testemunhar in loco o massacre categórico e desportivo, indiscutível do escrete americano, aliado aos espasmos emocionais da torcida no Mineirão e outros campos, foi impactante dentro e fora de campo!Dentro e fora do imaginário futebolístico " (Glauco Valério)
" Sem dúvida foi o gol do Celso contra o Vila de Goiás em 97, que selou o acesso e o título da B!A festa na rua Pernambuco foi fantástica!Fui do Indepa pra lá na carroceria da saveiro do meu primo..." (Márcio Alessandro)
" América 3 X 1 Brasil de Pelotas.Tinha 12 anos na época e nunca senti tanta emoção/alívio com nosso segundo gol " (Raphael Dutra)
" Melhor time foi o de 1973 e momentos foram dois : Sul-Minas 2000 e Rural de 2016.Um em cima de um, outro do outro " (Humberto Bernardes)
" Título Mineiro de 1993, estávamos a 22 anos sem títulos " (Sérgio Ricardo)
" América 2 x 1 no Cruzeiro, por volta de 52 ou 53, na Alameda, eu mudei de time " (Júlio César)
" Gol do Alváro na final da Sul-Minas em 2000.Coisa mais linda o corte no Ricardinho, o chute de curva colocado no canto e a certeza de que o título não escaparia "(Valvuled)
" 2001 4 x 1 nas galinhas no primeiro jogo da final!Voltando para a casa cheio de galináceos e só eu e meu pai de americanos ( a paisana) e eles xingavam e meu pai fingia que estava p da vida também.E do nada o Bus é apedrejado.Que memória boa! "(João Vitor Brito)
" América 5 X 0 Sport em 2013.Não sei muito bem porque me marcou, acho que todo o carinho pelo Rodriguinho na época com a geral puxando Fica Rodriguinho...é uma grande lembrança para mim, que estava começando a acompanhar mais de perto o futebol "(Larissa Loyola)
Só memória boa!
Mas curiosamente, o post vai falar do presente e do futuro.
Tô parecendo doido!
Calma...
Tem uma frase de Thomas Frey, futurista nascido no USA, que me faz refletir muito sobre o tempo :
" O jeito que você imagina o futuro muda suas ações no tempo presente, portanto, não é apenas o presente que constrói o futuro, mas o futuro também constrói o presente "
Outra da ex-astronauta estadunidense, Mae Jeminson, primeira mulher negra a ir ao espaço, que diz :
"Nunca se deixe limitar pela imaginação limitada das outras pessoas "

Já o físico Albert Einstein, autor da teoria da relatividade, dizia que “a distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão”.
Charlote Joko Beck, no livro como Introduzir a prática do Zen em seu dia a dia, relata :
“O passado é inapreensível, o presente é inapreensível e o futuro é inapreensível. Portanto, todos nós nesta sala, estamos aonde? Estamos no passado? Não. Estamos no futuro? Não. Estamos no presente? Não, não podemos sequer dizer que estamos no presente…O máximo que podemos comentar é: somos o momento presente… O que temos de fazer com constância é apenas criar uma discreta transição do mundo vertiginoso; o reino dos sonhos que temos dentro de nossas mentes para o momento presente, o preciso aqui e agora…a imensa e verdadeira realidade que existe.”
.
Está confuso?
Então vou resumir.
O passado nos deixou marcas fantásticas e saudosas, porém vivenciemos a cada dia até o fim do quarto jogo do campeonato algo ainda maior do que a permanência na A, pois os nossos sonhos futuros, podem ser reais agora, no presente!
Continua brabo essa minha viagem hoje, né?!

Resumo do resumo.
Já me vejo na Liberta, comemorando cada vitória na Rua Pernambuco, de Bus ou na carroceria de uma saveiro, em cima do rival e com golaço de nosso artilheiro.
Bora vivenciar o futuro agora, no presente?
Vamos fazer história e celebrar o momento.
Clube empresa é realidade!
A permanência na A já é!
Ganhar os 12 pontos é factível!
Novo patamar não é futuro, é presente!
Não se deixe limitar na imaginação limitada dos outros, lembra?
Abraços e se cuidem !
Fotos: 360meridianos/blogemania.com/spfc24horas.com.br
ps:O Walison SOU DECA me desafiou a escrever um post assumindo " mea culpa " ao decretar o rebaixamento do América ainda no primeiro turno no jogo pós Braga, porém já o fiz na Hora do Coelho de duas semanas atrás.Porém, naquele momento precisava chutar a porta da diretoria e por a minha boca no mundo.Não podia me omitir, pois o contexto era tenebroso e se não houvessem mudanças drásticas, as coisas não iriam acabar bem.
As mudanças ocorreram principalmente de mentalidade e consequente ação, como foi o caso da vinda do Zárate e do Mancini.
Queimei minha língua, ainda bem!
Parabéns papai SOU DECA !
Valeuuuu!!!
Olá. Segue o meu bom dia. Mesmo escrito a mais tempo, sempre gosto de ler seus textos. Particularmente tive vários momentos bons e felizes com o América. Porém, vale ressaltar que foram mais vexames do que alegrias. Mas vida que segue. A partida que me marcou muito foi contra o time do Náutico no campo dos Aflitos. Quem ganhasse ia para a final da série B de 97. Felizmente ganhamos de 2x 0, e subimos para a série A. Quase que o coração não aquentou. Vida que segue. Valeu.
Ano 2015, no Indepa América 4 x 0 Vitória, com mais de 18.000 pessoas no estádio, jogo em que praticamente selamos a volta a série A depois de quetro anos seguidos na segundona. Um ano depois, em 2016 mais um título na conta em cima do rival Atlético sob o comando do mais vitorioso técnico da história do coelhão: Givanildo Oliveira. (desde então nem uma vitória sequer sobre os atleticanos)