top of page
  • Foto do escritorMarcao do Castelo

Não Vou Julgar Ninguém



Bora lá, depois de uma ausência de alguns dias do Blog por motivos de saúde.


Tô firme e os motivos não foram provocados pela saída do Mancini e nem tão pouco a contratação de Marquinhos Santos, que aliás, nunca tinha ouvido falar.


Não vem ao caso este meu desconhecimento, pois tem anos que deixei de ser aquele viciado por futebol, independente do campeonato e sua origem.


O foco é o Coelhão!


Mas uma das atitudes que tenho melhorado a cada ano em minha vida, é de parar de julgar as pessoas.


Vamos aos significados clássicos:



julgar (segundo Google)


verbo

1. transitivo direto e intransitivo tomar decisão, deliberar na qualidade de juiz ou árbitro. "j. um processo"

  • JURÍDICO (TERMO) pronunciar sentença (de condenação ou de absolvição); sentenciar. "j. um criminoso"


2. regência múltipla formar conceito, emitir parecer, opinião sobre (alguém ou algo). "j. um escritor"

3. transitivo direto e transitivo direto predicativo considerar; decidir. "julgaram que o melhor era desistir"

4. transitivo direto e pronominal supor(-se), imaginar(-se), considerar(-se). "julgou que lhe dariam uma resposta afirmativa"



A minha mudança passa por outras searas, que não vem ao caso também rs.....


O que gostaria de passar para vocês, é que nem no caso do Mancini e nem no caso do Marquinhos Santos, irei julgar a escolha do ex-coach para o Grêmio e a escolha da nossa diretoria pelo treineiro ex-Juventude.


Vivo falando de mundo corporativo aqui no Blog e as escolhas de carreira de qualquer profissional, independente da área de atuação.


Quem sabe o que fazer da carreira é só o próprio profissional.


Fui investigar os principais motivos de mudança de emprego em empresas e cito os 10 mais listados pelo coach Ricardo Melo, através do blog admnistradores.com :


* 1 - Salário baixo: Nem sempre este é um fator determinante para a mudança de emprego, mas os profissionais tendem a se preocupar mais com a experiência e o aprendizado. Mas a remuneração baixa pode pesar, e muito, com o passar do tempo, quando as necessidades do profissional não são satisfeitas.


* 2 - Não gostar do que faz: É muito comum as pessoas aceitarem empregos por necessidade, empregos que não envolvem exatamente aquilo que elas gostam de fazer. Tome cuidado, pois é consenso entre especialistas em Recursos Humanos que os profissionais que não fazem o que gostam têm pouquíssimas chances de se destacar no mercado de trabalho;


* 3 - Dificuldade de convívio com os colegas mais próximos: Nada pior do que um ambiente de trabalho competitivo, onde não há ninguém para confiar. A confiança nos colegas de trabalho é um imperativo para que o trabalho em equipe saia a contento. Além disso, empresas que cultivam a competitividade acabam tomadas por sentimentos que minam a motivação dos funcionários, como raiva, medo e inveja;


* 4 - Falta de novos desafios: Problema que acomete principalmente jovens talentosos, que gostam de se superar a cada dia. Para inúmeras pessoas, desenvolver todo o santo dia as mesmas atividades é uma penitência. Se você tentou conversar com seu chefe sobre o assunto e, ainda assim, nada mudou, então comece já a mandar currículos!;


* 5 - Apareceu uma chance única: Os profissionais não se demitem apenas quando as coisas não vão bem. Eles podem se desligar da empresa também quando a carreira vai bem até demais! É o caso daqueles que recebem uma proposta única na vida, como a chance de vivenciar uma experiência profissional no exterior;


* 6 - Sonho (e oportunidade) de abrir o negócio próprio: Quem nunca quis ser seu próprio chefe e ter autonomia para tornar a empresa lucrativa? Se há uma chance de ser dono do seu próprio nariz, então aproveite! Uma pessoa com um sonho desses pode se cansar de ser empregado;


* 7 - Sentimento de que não é respeitado: Quando um profissional sente que não é respeitado e que suas idéias não são valorizadas, deve procurar uma oportunidade melhor. Isso porque a situação causa baixa auto-estima e podem ficar seqüelas para sempre;


* 8 - Perda de respeito com relação ao chefe: Imagine ter que receber ordens diariamente de alguém que você não respeita, seja porque provou não ser um profissional experiente e talentoso, seja pela falta de ética. Entretanto, antes de procurar outro emprego, é importante ponderar por que você perdeu o respeito. O motivo deve ter fundamento, uma vez que é um imperativo em qualquer empresa o respeito à hierarquia e muitas pessoas extrapolam esta regra;


* 9 - A empresa não tem futuro: Se os negócios de sua empresa estão indo de mal a pior, talvez seja a hora de procurar um novo emprego, antes que acabe desempregado porque a empresa fechou as portas;


* 10 - Falta de perspectiva: Pode parecer clichê, mas é importante o funcionário acreditar que tem futuro na empresa. Muitas empresas pecam por vender planos de carreira falsos, que dificilmente irão se concretizar. Isso pode ser um motivo enorme de insatisfação.




Não sei o ambiente que Mancini vivenciava dentro do América, apenas a impressão do que era " vendido " na mídia, mas alguns dos motivos acima, parecem cair bem em sua escolha de saída, apesar de muitos torcedores julgarem só o lado financeiro.


Não penso que foi só este o motivo de sua saída ($), mas deixo claro que não sou advogado dele...rs...


Fiquei chateado ?ÒBVIO!


Mas não julgo sua decisão profissional.


E o Marquinhos Santos?


Como eu posso julgar um profissional, que sinceramente não conheço o trabalho?


Não posso!


Seria leviano da minha parte!(Gastei agora)


Mas opinar posso!


Primeiramente, é importante ressaltar que precisamos sim ter uma opinião sobre algo. Óbvio que isso não significa postar sobre tudo e falar de todos os assuntos sem filtro, mas, uma comunicação eficaz nos dias atuais necessita carregar personalidade. Aquele modelo engessado e raso, utilizado com frequência no passado, não tem mais impacto no público e não gera engajamento, ou seja, zero resultados. Então você, seja como diretor de uma empresa ou como empreendedor, precisa sim se posicionar no mercado.

Mas que fique claro: opinião é completamente diferente de julgamento. Quando você, ao expor o que pensa, fere a existência ou crenças do outro, deixa de dar sua opinião e adota uma postura mais agressiva nas plataformas online. “Ah, mas as pessoas precisam respeitar minha linha de raciocínio”. Nem sempre.Texto de presoticomunicação.com.


E neste caso especifico do Marquinhos Santos, a opinião não é pela escolha do nome em si, mas pelo contexto que vivenciamos.

Na apresentação do santo Zárate, Salum disse que o América naquele momento pensava diferente e grande.Realmente a repercussão da chancela América Futebol Clube extrapolou os limites das Gerais e do Brasil.


Foi um golaço!



A questão é que estamos vivenciando um momento único com a eminente mudança para clube empresa (nos levando recorrentemente a mídia nacional e internacional), o que possibilitará a nossa mudança de patamar no futebol nacional e internacional.


Manutenção na A é FUNDAMENTAL para a " roda " girar mais rápido e eficiente.


Fiz enquetes nas minhas mídias e com grande margem de votação, o perfil escolhido pela torcida para comandar o clube (75%) foi de um técnico experiente na A, seguido por estrangeiro (19%) e jovem promessa na série A (6%).


Como não fomos ouvidos ou consultados, vamos de jovem promessa na A.


Terei que aceitar a escolha e os motivos dela.


Pode dar certo e torço para que dê muito certo, mas uma escolha tão bombástica como foi a do Zárate, implicaria num respeito maior dos adversários diretos conosco, uma empolgação imediata de nossa torcida e nossa chancela ainda mais no foco, gerando aquela inveja gostosa nos falidos azuis e nos caninos.


Bom para os olhos do investidor, hem?!


Acompanhando a apresentação do Marquinhos na TV COELHO ao lado do Salum, achei tão morna como nossa presença nas bilheterias do Indepa.


Parabéns aos guerreiros de sempre, que foram ao estádio.


Também não vou julgar os torcedores ausentes, já que entendo possíveis temores e traumas provocados pela maldita COVID-19.


Também não compareci, mesmo sendo Onda Verde.


Podem me julgar!!!


A maldita deixa sequelas emocionais profundas!


Mas vou apoiar, opinar e tentar esquentar essa mornidão aparente, pois o campeonato será punk até o final.


Cabeça a cabeça!


Para finalizar, vale a pena exaltar e repetir a frase de Paulo Leman :


" Pensar pequeno e pensar grande dá o mesmo trabalho. Mas pensar grande te liberta dos detalhes insignificantes. "


Pensem Grande !


Reflitam!



Ps: Depois acessem esta reportagem, que mostra alguns pontos que destaco em meus posts.

Realidades distintas, mas...



Abraços e se cuidem!

Fotos : itatiaia.com.br/americamineiro.com.br





131 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page