top of page
  • Foto do escritorMarcao do Castelo

A Nova Ordem da Torcida


É nóisss de novo torcida do América!


Jogo importante contra o Fluminense no final de semana e espero que o time venha mais tranquilo do que foi na quarta contra os goianos.Não que o time estivesse nervoso, mas achei ansioso em alguns momentos, o que de alguma forma comprometeu a sua performance.


Bola para frente e que venham os 3 pontos em cima do time do Marcão, que não é o do Castelo.


Na minha última participação no programa " A HORA DO COELHO ", o grande Filipe Minto me perguntou qual foi o meu destaque em nossa partida vitoriosa contra o Grêmio e eu respondi, que teria sido a jovialidade de nossa torcida.Por esta resposta, fui desafiado por Lucas Prates em escrever algo sobre o assunto aqui.


De alguma forma, o tema já tinha ficado no meu subconsciente no final de semana e a sugestão do Lucão foi o carvão, que faltava na churrasqueira.


Aliás, já tive sérias discussões com o incansável Lucão quando o tema era cornetagem, comportamento de torcedores no estádio, na mídia, etc, etc, etc.


Sempre vi a cornetagem como opinião, mas com o tempo, vi que na maioria das vezes não tinha fundamento sustentável para avaliação.


A emoção vem a frente da razão e se falando de América, eleve-se ao quadrado.


Veio a lembrança um post de setembro de 2020, onde descrevia o perfil do torcedor do América e uma possível definição para tal ser humano racional e as vezes nem tanto rs.....


Confiram lá, pois eu reli e tive mais um material que serviria para este post.



Além disso, me surpreendi ou não, com um twitter do grande torcedor Chester Rodrigues, onde ele relata sobre a torcida no jogo contra o time de Goiás :

"A torcida do América precisa ser estudada.No segundo tempo apareceu 1 torcedor ao nosso lado, que xingou o time o tempo todo.Isso é torcedor? "


E a tal jovialidade que presenciei no estádio e destaquei, teria sido uma simples percepção, constatação ou uma simples ilusão ?


Será que o o fato de tanto tempo sem ir ao Indepa, me fez avaliar de forma equivocada o que sempre foi, isto é, uma grande maioria cornetando e xingando o tempo todo e uma minoria apoiando o time incansavelmente?


Bora para os conceitos e definições, sendo que os primeiros são do Google, nosso Aurélio dos tempos modernos :



jovialidade

  1. 1. qualidade do que é jovial; bom humor; facécia.

  2. 2. dito jovial, alegre.


jovial


  1. 1. que tem e manifesta alegria; que gosta de divertir-se; alegre, contente, folgazão. "casou-se com um homem j. e criativo"

  2. 2. que denota alegria, leveza etc. "sorriso j."

  3. 3. que tem graça; chistoso, engraçado, espirituoso. "ditos j."



Aqui, já se tem uma quebra, pois a jovialidade ou o jovial não tem nada a ver com idade, apesar de muitos poderem achar que tenha a ver com o frescor dos poucos anos de vida.


No site site https://conceitos.com, achei um texto bem interessante, onde se fala um pouco da psicologia envolvendo a jovialidade.Vou transcreve-lo:


" O substantivo jovialidade expressa a alegria no comportamento. Se alguém está de bom humor, otimista e com atitude podemos dizer que é uma pessoa jovial.

A jovialidade é o oposto da tristeza. Ambos sentimentos podem se manifestar de forma específica, em determinado contexto ou como uma tendência da própria personalidade individual. Na verdade, ser jovial é geralmente um comportamento de vida, por conseguir manter-se com esta personalidade diante de quase todas as circunstâncias. Existem pessoas que sabem desfrutar a vida de maneira natural e espontânea, sem precisar de estímulos externos, nem luxos e gratificações, pois se sentem bem com o que tem.

A idéia de jovialidade envolve um estado de alegria e ao mesmo tempo, uma energia interior.

Quando afirmamos que uma pessoa é jovial, estamos descrevendo uma qualidade positiva, pois se trata de uma maneira de enfrentar a vida fugindo da melancolia e da tristeza.

Sentir-se jovial é uma necessidade, sendo assim há uma grande variedade de manifestações culturais que são dirigidas a este fim :

frequentar festas, bailes, jogos e estar de bom humor. De maneira espontânea fugimos da tristeza e buscamos aquilo que é lúdico e estimula a jovialidade. É tão importante este aspecto que se encontra expresso em vários contextos. Na verdade, existe uma moda jovial, assim como a decoração de uma casa ou de um ambiente pode ser jovial.

A circunstância de jovialidade seria a ideal e a mais desejável, mas como oposto existe a depressão. Alguns especialistas em bioquímica do cérebro tentam entender estes fenômenos analisando as substâncias que interferem em uma ou outra realidade. Por exemplo, a dopamina é o neurotransmissor fundamental relacionado ao prazer. "



Opa...opa...


Como é que é ?


Existem pessoas que sabem desfrutar a vida de maneira natural e espontânea, sem precisar de estímulos externos, nem luxos e gratificações, pois se sentem bem com o que tem?


Jogos é uma das maneiras que fugimos da tristeza e buscamos aquilo que é lúdico e estimula a jovialidade?


A ideia de jovialidade envolve um estado de alegria e ao mesmo tempo, uma energia interior?


Se procuramos nos jogos do América fugir da tristeza, porque potencializar a amargura no estádio, buscando de alguma forma fomentar mais adeptos?


Nossa situação atual na tabela não é ainda mais propicia para a tal jovialidade?


A conclusão que tiro, é que contra o Grêmio a energia estava extremamente positiva, dentro e fora do Indepa, extrapolando para as redes sociais.


O bom humor, o apoio e a criatividade foram dominantes!


O mau humorado de sempre e sem motivos reais, tirando os motivos Ribamar e Rodolfo, não tem mais espaço para prevalecer nos estádios e percebo que a jovialidade vem ocupando um espaço importante na nossa torcida.


Não é só o momento atual do clube!


Vai ter gente dizendo que mudei muito, porém nunca fui ao estádio com intuito apenas de cornetar.


Quem me conhece, sabe que pulo, xingo, canto as músicas das torcidas ( parte delas, pois a memória não ajuda) e apóio o time.


Agora opinião sempre terei e não me omitirei, desde que esteja muito bem contextualizado com fatos e provas e estimulo cada vez mais torcedores darem sua opinião e debaterem.


Tô parecendo advogado.


Respeito, quem não quer cantar e pular, mas ir para o estádio só para meter a lenha e criticar, é dureza.


Ao meu ver, isto não é torcedor!


Segundo o professor Ari Riboldi, autor do livro Cabeça-de-bagre- termos, expressões e gírias do futebol, o termo "torcedor" é oriundo do latim, do verbo "torquere", que tem o significado original de torcer, desvirtuar, distorcer, adulterar, tornar, virar, torturar e atormentar. No futebol, a ação está relacionada a apoiar a equipe com a qual se é identificado. Conforme o professor Riboldi, o verbo "torcer" designa a ação de "estimular os jogadores do time com gritos, palmas, gestos de mãos e braços, coreografias e cantos, em pleno estádio, como forma de somar, de contribuir, de participar do esforço dos atletas em campo na superação aos adversários e na busca da vitória". A palavra "torcedor" é específica da linguagem brasileira, e o torcedor, fiel ao sentido original do termo, distorce os fatos e falseia a verdade. "É movido apenas pela paixão, pelo coração, pelo fanatismo, o que o impede de ter uma visão racional dos fatos, uma visão isenta e imparcial. O torcedor, na verdade, vê apenas o que lhe é favorável. Por seu amor incondicional ao clube do qual é simpatizante e seguidor, é capaz de desvirtuar as notícias a seu favor", completa o professor Ari Riboldi.


Interessante a opinião acima para nossa reflexão de hoje, pois segundo ela, a função do torcedor é participar e contribuir para a superação de nossos adversários.


Do que vale ir ao Indepa só para xingar e cornetar?


Segue la pelota.


Me veio uma relação de jovialidade e vitalidade do nada agora, que vale a pena associar.


Segue o significado é claro de vitalidade, segundo o dicionário Léxico:


1. Qualidade daquilo que é vivo ou vital 2. Atividade ou eficácia das funções vitais; energia 3. Vigor físico ou mental; robustez; resistência 4. Grande capacidade de ação; entusiasmo; iniciativa

Tudo a ver conosco!


Somos a resistência, não é Marinho Monteiro ?


Chego a conclusão, que o antigo modelo de " torcedor " é o contrário da definição de vitalidade.


Para finalizar, quero enaltecer os joviais e as joviais : Dona Zuzu, Júlio Nobres Americanos, seu Zuza e neto, Gabi Salazar, Chester Rodrigues, Duda Oliveira, Thiago Santos, Gildo Cruz, Victor Lucchesi, Fabiano da Avacoelhada, a tal da Tati, Be Murta, Larissa Loyola, Raquel Raso, Buchecha e tem muita, mas muita gente que ocuparia todo o post!Mas acredito, que estes representam bem a jovialidade de nossa torcida e porque não dizer, nossa vitalidade.Importante ressaltar, o papel importante de nossa torcida feminina, sendo agente de transformação nessa nova ordem de TORCER pelo América.


Abraços e se cuidem!Sejam felizes!


Vamo Coelhooooo, jogar Libertadores!



Fotos : df.superesportes.com.br/

PS : TODOS CONTRA A IMPORTUNAÇÃO SEXUAL





262 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page